sábado, 5 de março de 2011

A EXECELÊNCIA DA MULHER CRISTÃ




(Uma homenagem  pelo Dia Internacional do Mulher )

A EXCELÊNCIA DA MULHER CRISTÃ


I Samuel 16.7 : “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para sua aparência, nem para a  altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado. Porque o SENHOR não vê  como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o  SENHOR olha o coração.


Existe uma frase que diz: “Toda beleza é relativa e não absoluta”. No entanto,  a mulher pode ser absolutamente bela quando deixa a beleza de Cristo  refletir em sua vida. Quando a beleza de Cristo é refletida na vida de uma pessoa, então terá alcançado a excelência de Deus em seu caráter.
De acordo com o texto que referenda esta mensagem, Deus não atenta para o  exterior, mas para o coração. O Homem avalia um rostinho lindo, o corpo  bem delineado, mas Deus olha um coração sincero, prazeroso, caridoso,  adorador e fiel, pois do coração procede às boas ou más atitudes.   Portanto, a mulher cristã deve ser linda em seu interior para alcançar a excelência da mulher virtuosa.A beleza dela deve partir do interior para o exterior e não do exterior para o interior.
Como se explica isto?          

                                                   
 Processa-se da seguinte forma: Diante de um espelho a imagem é refletida. A pessoa  gosta do que vê. Pode até ser tentada a dizer: “Espelho, espelho meu, existe no mundo alguém mais bonita que eu? ”É I Samuel 16.7 nesse momento que o exterior passa a influenciar o interior, acontece a soberba a mulher passa a envaidecer-se pela linda aparência, passa a se  ver como a “top model” do pedaço, e  faz TUDO para chamar a atenção,  ganhar elogios, etc.. Etc.Já a beleza interior, é aquela em que a  excelência da Mulher Cristã dirige suas atitudes. A caridade, a bondade  e a gentileza são os meios que ela se faz notar, sem uso de holofotes. 
Há um exemplo singular: As rosas belas exuberantes, nunca disseram nada a  ninguém, mas os homens e as abelhas sabem a beleza o perfume que elas  têm.

A  bíblia nos fala de uma mãe. Quando eu leio uma pergunta que ela fez ao  seu filho, eu posso ver e sentir uma mulher que transbordava de amor por  ele.“- Que  te direi ó filho meu?” E ela não se conteve a dar ênfase à posse, mas  elevou a um grau tão grande quando disse: - Que te direi ó filho das  minhas entranhas, filho dos meus votos? Tal mulher era de uma beleza  interior que trouxe à luz diante de todos , a visão que ela tinha sobre a  mulher que, com certeza, imaginava portar toda excelência digna de ser  esposa de seu filho, o rei Lamuel.

Queridas, nós, mulheres, somos uma singular criação de Deus. Não me conformo em  dizer que somos especiais. Você já deve ter comprado farinha de trigo  que na embalagem diz “especial”. Pois é; especial é o específico,  privativo, exclusivo, distinto... Mas, a mulher precisa ir além dessas  qualidades. Ela é uma obra de excelência do Senhor. Na excelência existe  dignidade, nobreza, primor e prodígios. A excelência é arrebatadora.  Você, minha amada, precisa ter esse atributo chamado excelência.
O diabo, com inveja desse privilégio, trabalha incansavelmente para destruir essa obra tão espetacular do criador. De armadilha em armadilha  ele vai semeando as sementes de ervas daninhas para sufocar o viço  dessa natureza espetacular.Notemos  que a maioria dos aconselhamentos para a mulher é que ela faça que  realize e que se empenhe sempre visando o bem estar de outros. Esse  estilo de ser, não é fácil: Viver com dedicação para o bem estar do  próximo.

Já houve quem perguntasse: Mas eu só devo pensar em outros? E  eu? A resposta vem do próprio autor da pergunta. – Se eu não fizer por mim, quem fará? O egocentrismo é um poderoso veneno que destrói o amor e tristemente, ampla parte da humanidade o absorve com grande facilidade, e assim dificultando que a beleza interior comande a exterior. Porém, é preciso  sempre lembrar que Deus não vê como o homem. Ele contempla o coração, o interior.
Há uma regra básica que se observada, haverá facilidade em deixar a beleza interior fluir e governar seu mundo exterior. O Mestre Jesus disse: “E o  segundo mandamento é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo como a  ti mesmo”.  Temos uma fórmula que precisa ser utilizada na íntegra. O  inimigo quer usá-la parcialmente como um veneno destruidor e procura  induzir os homens a serem amantes de si próprios apenas, mas essa  fórmula deve ser tomada como antídoto, não como toxina. Pela ação  maligna, essa fórmula é usada apenas dando ênfase ao amor próprio,  porém, o mandamento é que essa medida de amor norteie o amor do próximo.A  mulher que falou tão amorosamente a seu filho, entre outros conselhos,  indicou o perfil da mulher virtuosa, da mulher que possui excelência.Quem  poderá achar? Como se encontrará? Como reconhecer que uma mulher tem a  excelência de Deus em seu viver? Aquela mãe descreveu todos os atributos  que devem estar presentes na mulher virtuosa.

Vamos analisar aqui a emboscada que o diabo tenta traçar para as mulheres: Auto  piedade, Considerar-se um lixo (ao se olhar no espelho), Ser motivo da  compaixão alheia, (especialmente do marido), medrosa, tristeza, reclama  de tudo, Age por impulso. Mas mulher com a excelência de Deus se ajusta aos atributos citados pela mãe do rei Lamuel: Ela está sempre de bem com a vida. Ela esbanja alegria, é forte e  valorosa e o seu valor sobrepuja a jóias raras. Ela é segura e transmite segurança ao marido, por isso ele confia nela,  Ela é cheia de energia e não consegue ficar parada, apática. Ela quer produzir, quer ser útil. É semelhante a uma embarcação que transporta vida. Pão é vida. Vida é alegria, é movimento, é ação..Tudo  que  está aconselhado em Provérbios 31, requer dedicação. Sabemos que  nem sempre a vida transcorre facilmente. As lutas vêm, mas ela se reveste de força e dá continuidade a sua vida diária e o seu intento de fazer a beleza interior fruir, sendo sempre amável e útil, porque isso  faz bem ao seu coração. 


Enganam-se quem pensa que fazer bem ao próximo beneficia apenas a quem recebe. É muito mais gratificante dar do que  receber.Ela é versátil. Não se conforma com a mesmice. Ela cria, transforma e busca alternativas. Ao que precisa, ela sempre está solícita a ajudar, pois isto lhe dá prazer.
Ela não deixa o veneno do individualismo entrar em sua vida. Ela se reveste de coragem e não teme os dias difíceis porque é precavida, ela tem reservas para suprir as necessidades. Ele irradia alegria.
Ela se veste com tecidos finos de cor bonita (na época era púrpura). Isto é; se veste com excelência, capricho no visual. Isto não significa que ela precisa ser uma vitrine.
Elegância se faz com bom gosto e não traduz sensualismo.
Toda dedicação e empenho, não a fazem cumpridora de uma “obrigação”, mas uma privilegiada em ter o que oferecer. Pois é muito mais prazeroso o DAR do que o RECEBER. Pelos seus dotes e dedicação é presenteada com afagos dos filhos que a elogiam que a chama ditosa, feliz. E aí vem o marido, que se derrete todo e diz assim: - Querida, olha, eu já vi muitas mulheres dedicadas e bonitas...  Mas nenhuma se compara a você, pois és melhor que todas. Você é excelente, nunca trocaria você por nenhuma outra. As  mulheres que valorizam a beleza exterior são vaidosas, amantes de si  mesmo. Mas a mulher que busca a excelência de Deus é reconhecida sem seu universo. Todos percebem que a beleza de Cristo reflete em sua vida. Seja você essa mulher indelével, Isso afaga a satisfação. Não é pecado ter essa satisfação massageada. Jesus, enquanto humano buscou saber o que o povo dizia ao seu respeito. Assim somos nós. Queremos saber o que acham sobre nós. E se alguém tem algo a dizer sobre você, que sejam coisas excelentes.

Parabéns, servas de Deus!
Com meu carinho
 

 Laudy Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário